sábado, 21 de março de 2015

Qual é a "margem de lucro"?

Não raramente alguém diz que "a margem de lucro de um determinado produto é de 100%", mas será possível uma margem de lucro ser de 100%, ou maior, como 300%?  O que vem a ser margem de lucro?  Margem de lucro é como popularmente costumam chamar a margem de contribuição ao lucro ou simplesmente margem de contribuição, que pode ser entendida como a parte do preço de um determinado produto ou serviço que contribuirá para o pagamento dos custos e despesas fixas e para a formação do lucro. Essa parte é o resultado positivo do preço de venda diminuído dos custos e despesas variáveis.
Para exemplificar, vamos imaginar uma empresa do setor de comércio. Uma loja de roupas, por exemplo. Vamos utilizar uma única mercadoria para facilitar. Supondo que essa loja compra camisetas direto da fábrica por 10 reais a unidade, e em um determinado mês ela compra 1.000 camisetas, totalizando dez mil reais em compras, e o total de despesas fixas dessa loja, entre energia elétrica, funcionários, água, telefone, que são as despesas operacionais da empresa, as despesas necessárias para o funcionamento dela, para a efetiva oferta e entrega dos produtos aos consumidores, no mês foi de R$ 15.000,00. Supondo que toda a mercadoria adquirida será vendida e que não há estoque inicial, para calcular um preço de venda que cubra o custo de aquisição, as despesas fixas, e ainda garanta algum lucro se faz necessário, primeiro, 'achar' o ponto de equilíbrio, que é quando o total de receitas se iguala ao total de despesas e custos, resultando em lucro zero, o que é bem simples, basta observar que o total de custos variáveis é de R$ 10.000,00 e o total de despesas fixas é de R$ 15.000,00, o somatório resulta em R$ 25.000,00. A empresa precisa de R$ 25.000,00 de receitas para pagar todas as despesas e custos e não obter lucro, portanto o ponto de equilíbrio é 25 mil reais.
Após 'achar' o ponto de equilíbrio, é hora de calcular o preço de venda. O primeiro passo é descobrir, do total de gastos, qual é o percentual referente às despesas fixas: 15.000/25.000 = 60%. O próximo passo é calcular o índice de markup, que é o índice que aplicado sobre o valor base, que geralmente é o gasto (custo + despesa) variável unitário, obtém-se o preço de venda: (100 - 60% ) / 100 = 0,40. Aplicando o índice ao custo: 10 / 0,40 = 25. Obtemos, então, o preço de 25 reais. Multiplicando o preço pela quantidade de camisetas, supondo que foram vendidas todas as unidade compradas, temos o total de receita de 25 mil reais, sendo 60% dessa receita referente às despesas fixas (R$ 15.000,00) e o restante é o custo (R$ 10.000,00) , ou seja, lucro zero.
Agora faremos o mesmo cálculo, só que adicionando mais 10%, sendo 4,5% referente ao 'imposto' incidente sobre a venda (considerando que a empresa seja tributada pelo Simples Nacional), totalizando 70% de margem de contribuição. Calculando o markup: (100-70%) / 100 = 0,30. Aplicando o markup: 10/0,30. Temos o novo preço de R$ 33,00. Vamos imaginar que seja um preço razoável  no mercado e que tenha uma boa demanda e que toda a mercadoria foi vendida, dando um total de receita de  R$ 33.000,00 (1.000 unidades x 33,00 reais). Vejamos a distribuição percentual:

100% Receita total - R$ 33.000,00
4,5% Imposto - R$ 1.485,00
30,3% Custo variável - R$ 10.000,00
45,45% Despesas fixas - R$ 15.000,00
19,74% Lucro - R$ 6.515,00

Podemos observar que, aproximadamente, o lucro representa 19,74% da receita total e a margem de contribuição 70%. Nota-se também que o preço de venda ficou 3 vezes maior que o custo, e isso pode levar ao erro de se afirmar que a "margem de lucro" é de 300%, quando na verdade a margem de contribuição é de 70%, e apenas 19,74%, aproximadamente, é lucro.
Uma margem de contribuição de 100% significa dizer que do preço de venda, 100% é margem de contribuição, ou seja, inimaginável. Devido a impossibilidade de cálculo com 100%, irei simular uma margem de contribuição de 99%, que significa que do preço de venda, apenas 1% refere-se ao custo. Utilizando o mesmo exemplo das camisetas com custo unitário de 10 reais, temos: Markup: (100 - 99%) / 100 = 0,01. Aplicando o índice ao custo: 10/0,01 = 1.000,00. Ou seja, resultaria em um preço absurdo, fora da realidade, impraticável de mil reais por unidade!
Vamos tirar a prova dos noves: 99% de R$ 1.000,00 = R$ 990,00 e 1% = R$ 10,00. Observamos que 1% representa exatamente o custo (R$ 10,00). Pode-se concluir, portanto, que não existe "margem de lucro" de 100%  nem de 200% ou 300%.

Até a próxima!      


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